21 de abril de 2016

Sestas e o bem que lhe faz.

5.ª feira é o meu dia de ir buscar o mais velho à escola. É o único dia que passa lá praticamente o dia todo e isso faz com que consiga ser eu a ir. Em todos os outros vai de manhã, almoça e vai para casa da avó após o almoço. Brinca, dorme a sesta e desfruta dos mimos que tão bem lhe fazem. Mas às quintas-feiras fica na escola de tarde porque frequenta uma atividade extra. Resultado: não dorme a sesta. Consequência: birras atrás de birras. 
Fui buscá-lo às 17:30h, são 19:00h e ainda não parou de choramingar\berrar\fazer birra - o que quiserem - por mil e dois motivos tão graves como: “mamã não quero sair do carro”, “mamã quero colo” (quando tenho o príncipe mais pequeno no colo e mais 352356 sacas a tira colo), “mamã onde está a roda do meu popó verde?” (roda que está desaparecida há meses!), “mamã quero água”, “mamã não quero água”, “mamã não quero tirar o casaco”, “mamã estou a suar cheio de calor” (com o casaco vestido!), ... ai que é preciso de tanta paciência! Mãe sofre!

As sestas cá por casa são um bem essencial para a nossa sanidade mental. É daquelas coisas que achamos fundamental e juro que não consigo compreender como grande parte das escolas já não põe os pequenos a fazer a sesta nesta idade... 3 anos? A sério, que é só o meu que precisa de dormir a sesta?!

8 comentários:

  1. A minha filha tem quase 2 anos e se não dormir de tarde fica impossível também. É que depois não se aguenta!

    ResponderEliminar
  2. Eu não tenho filhos... mas com 24 anos de idade... as vezes preciso de sestas para não ficar rabugenta ahahah não devo ser normal. Não sou nenhuma especialista no assunto mas tenho a certeza que é uma reacção totalmente normal para uma criança de três anos, com os anos vai ficar mais fácil nesse aspecto e mais difícil noutros. Boa sorte mamã!

    ResponderEliminar
  3. Reconheço esse choro por tudo e por nada! :) Uma das minhas perguntas quando andei a escolher a escolinha, é se retiravam a sesta aos 3 anos (idade com que ia entrar a minha filhota). Felizmente, onde ficou, só retiram aos 5 anos para se habituarem à entrada na escola primária. :) Eu agradeço!

    ResponderEliminar
  4. A minha com 4 e meio e não falha uma sesta. Faz uma média de 2h a dormir. Por vezes menos outras vezes passa das 3h.
    Fundamental!!!

    ResponderEliminar
  5. A M dorme sempre, quando vem da escola, das 15h30 às 17h30...se não ninguém a atura!

    ResponderEliminar
  6. O meu tem dois anos e não passa sem uma sesta. Quando não dorme, ao fim do dia começa a ficar rabugento... As crianças não são todas iguais, mas acho que dormir um pouco à tarde faz bem. Com o tempo eles próprios já vão demonstrando que passam bem sem a sesta.

    ResponderEliminar
  7. Também tenho disso cá em casa! Ficam doidos com o sono!

    ResponderEliminar
  8. O meu ainda não tem 3 mas acho importante uma boa sestinha para repor energias, eles ainda são tão pequeninos precisam de descansar.

    ResponderEliminar

Design, coding and theme by Ana Garcês.
Três Quartos de Tudo © 2014-2016